Luísa Lopes e RENTEV no “À Conversa Com”

O Hospital de Santa Luzia, em Elvas, já dispõe de um balcão de Registo Nacional do Testamento Vital – RENTEV, no serviço de Gestão da Produção e no Serviço Jurídico e Contencioso.

“O RENTEV é uma plataforma informática a que os médicos podem aceder para conhecer a vontade dos doentes em final de vida. O testamento vital, também designado como Diretiva Antecipada de Vontade (DAV), tem como objetivo deixar expressa a vontade em relação aos cuidados de saúde que se quer, ou não, receber em fim de vida, caso esteja impossibilitado de o expressar de forma autónoma”, segundo Luísa Lopes, do Hospital de Santa Luzia e convidada na edução de hoje de “À Conversa Com”.

“Os utentes podem enviar o seu testamento vital pelo correio, se a assinatura já tiver sido reconhecida por um notário, ou então dirigirem-se a um dos dois balcões existentes e fazer esse reconhecimento de assinatura”, referiu.

Para o efeito, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano criou dois balcões RENTEV, um no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, no Serviço de Gestão da Produção, e um outro no Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Ouvir aqui “À Conversa Com”