ASSUNÇÃO CRISTAS INAUGURA VI FICOR (CORUCHE)

FICORA VI edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça, irá decorrer de 29 de maio a 1 de junho (Dia Nacional do Sobreiro). Este certame tem vindo a ganhar relevância face ao seu caráter interprofissional, congregando os principais atores da fileira, desde a produção florestal à indústria, incluindo a investigação.

A inauguração no dia 29 de maio pelas 17 horas, no Parque do Sorraia em Coruche, contará com a presença confirmada da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.´

“Sustentabilidade dos Montados” em destaque

Um dos temas principais desta edição será a sustentabilidade dos montados, considerando que estes têm uma importância inquestionável no desenvolvimento rural, enquanto sistema de usos múltiplos, que carecem de um reforço da sua resiliência como garante da sua própria viabilidade económica, permitindo paralelamente ganhos ambientais e sociais fundamentais para o território.

 

 

Para além deste tema central, será dado destaque à inovação na fileira da cortiça, quer seja no subsistema mais tradicional, a rolha, mas também na área das novas aplicações, porque a FICOR pretende ser um certame que abarca toda a cadeia de valor, numa perspetiva interprofissional, onde proprietários/gestores florestais, industriais, investigadores, designers e outros profissionais debatam os temas fulcrais desta fileira estratégica para a economia regional e nacional.

Este ano a FICOR irá ser implantada no edifício da antiga Estação de Camionagem de Coruche que, para além de possuir uma excelente área, goza de uma importante localização estratégica, assumindo-se como o epicentro de todo o Parque do Sorraia.