Uma década de medicina transfronteiriça no “À Conversa Com”

JuanUrbanoUm grupo de médicos do Hospital de Santa Luzia de Elvas organiza  nos próximo a décima edição das Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna, nos próximos dias 9 e 10 de maio.

Trata-se de uma iniciativa que foi ganhando prestígio ao longo dos anos, cativando a crescente presença e apresentação de trabalhos de profissionais de saúde dos dois lados da fronteira.

Juan Urbano (na foto), médico internista no Hospital de Elvas e presidente das Jornadas apresentou na edição desta terça-feira do “À Conversa Com” a iniciativa.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Este ano as Jornadas abrem com dois workshops: “actualização em suporte avançado de vida” e “noções básicas de ecocardiografia para o internista”. A parte da tarde do primeiro dia dos trabalhos será preenchida com a conferência “São os medicamentos genéricos iguais aos originais?”, pelo Dr. Juan Bureo do Hospital Infanta Cristina de Badajoz, e com uma mesa redonda sobre “Doenças auto-imunes”, com médicos dos hospitais de Elvas e Amadora-Sintra.

Na manhã de sábado, segundo dia das jornadas, serão apresentados os pósteres e comunicações livres e decorrerá uma mesa redonda subordinada ao tema “Risco cardiovascular”. Da parte da tarde mais duas mesas redondas: “temas quentes em medicina interna” e “outro ponto de vista da medicina”. Na primeira serão abordados os temas das novas terapêuticas antiagregantes e anticoagulantes, o presente e o futuro do tratamento da DPCO e a controvérsia na segurança das vacinas, e na segunda as manifestações buco-dentais das doenças sistémicas e a figura do médico através do cinema.