PORTALEGRE: CELEBRAÇÕES DO 25 DE ABRIL NO TEATRO DO CONVENTO

cantarabrilNa noite de 24 para 25, no espaço do Teatro do Convento, em Santa Clara, na cidade de Portalegre, decorreu a festa de celebração do 40º aniversário do 25 de Abril.

Organizada pelo Grupo do Teatro do Convento ao qual se associou o Sindicato dos Professores da Zona Sul, a festa/convívio contou com a participação de alguns músicos do Grupo de Cantares do Semeador.

A exposição do SPZS – “Páginas da Liberdade – Páginas da Revolução” ocupou o palco do Teatro na Igreja de Santa Clara enquanto eram projetados na fachada documentários e filmes alusivos ao 25 de Abril.

No espaço do café decorreu a sessão de poesia e canto com muitos dos presentes a subirem ao palco com grande naturalidade para recitar a poesia de Abril convocando todos os poetas de Natália Correia, Manuel Alegre, Eugénia Cunhal, Ary dos Santos a Camões, ouviram-se poemas de amor, protesto e luta que foram também cantados por todos à medida que a memória das letras se recompunha, “Cantata da paz /vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar” de Sophia de Mello Breyner iniciou a parte musical que terminou com a “Grândola” já na madrugada do dia 25 de Abril.