370 escolas no concurso “Sim, criar uma árvore dá Frutos”

CompalO concurso “Sim, criar uma árvore dá frutos”, promovido pela Tetra Pak e pela marca Compal, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa e com o apoio do FSC® Portugal, recebeu a participação de 370 eco-escolas de todo o país, abrangendo mais de 160 mil alunos.  No distrito de Portalegre participam três escolas, num total de 1779 alunos.

O objetivo da iniciativa passa por reforçar a mensagem de sensibilização junto dos mais jovens para o tema da sustentabilidade das florestas, através da criação de trabalhos com embalagens da Tetra Pak da marca Compal, feitas a partir de cartão proveniente de florestas geridas de forma responsável com certificação FSC.

Até 28 de abril, os alunos deverão criar a árvore mais original, cujos frutos devem ser construídos com embalagens familiares da Tetra Pak com sumos e/ou néctares da marca Compal que exibam a certificação do Forest Stewardship Council® (FSC). Esta certificação garante que a madeira utilizada no fabrico do cartão da embalagem tem origem em florestas geridas de forma responsável que asseguram as melhores práticas ambientais, económicas e sociais.

O concurso dirige-se a todos os graus de ensino, que serão distribuídos em dois escalões: jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo; e escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo. As escolas mais criativas recebem prémios para investir em materiais ecológicos no valor total de 3.000€, com o objetivo de tornar a escola ainda mais amiga do ambiente. Os vencedores serão anunciados em maio.

Garantir um fornecimento responsável e sustentável das matérias-primas utilizadas é fundamental para a Tetra Pak, na medida em que a empresa utiliza maioritariamente cartão nas suas embalagens. Em 2013, mais de 20% das embalagens da Tetra Pak colocadas no mercado português já detinham esta certificação. O objetivo é alcançar os 100% em 2015.

Para a marca Compal, esta iniciativa reforça a sua vertente de sustentabilidade através da certificação FSC, uma garantia presente em todas as suas embalagens de cartão de formato 1L. Ao comprar um néctar Compal nesta embalagem, o consumidor está a contribuir para preservar e proteger a floresta e todo o seu habitat e também para que nasçam mais árvores.