RUI NABEIRO: “O CAFÉ É UMA BEBIDA QUERIDA”

ruinabeiro14 de abril é o dia mundial do café.

Para o Comendador Rui Nabeiro, fundador e presidente da Delta Cafés, para os portugueses “é uma bebida querida, muito simpática, agradável e que faz companhia e amigos (…) tomar café é um gozo e uma satisfação. Alguns podem chamar um vício, mas eu penso que é um prazer. Eu bebo quatro a cinco café por dia e dá-me sempre felicidade quando o bebo”, disse à Rádio Campo Maior.

“Não podemos pedir mais consumo aos portugueses”

Relativamente ao tema de que a secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café apelar ao  consumo da bebida  na ordem dos 50 por cento nos próximos cinco anos, para igualar à média europeia, o empresário Rui Nabeiro, adverte que o pedido “não foi feliz”.

“Temos é de pedir a Deus para continuarmos a ter a manutenção e o crescimento da vida social que temos tido (…) temos de ter em atenção o problema atual dos portugueses e não podemos pedir mais consumo. Para obter o crescimento podemos sempre olhar para o mercado externo e, isso sim, é que é importante na vida comercial e empresarial”.

Em Portugal cada pessoa consome 4,7 quilos de café por ano, valor abaixo do consumo médio no resto da Europa, que é de 6,4 quilos.