VMER de Évora “Inoperacional” em acidente mortal

VMERA viatura médica do Hospital de Évora foi considerada “inoperacional”, no passado domingo, quando ocorreu um acidente em Reguengos de Monsaraz envolvendo duas vítimas mortais.

As vítimas foram transportadas para o hospital do Espírito Santo (ÉVora) pelos bombeiros de Reguengos de Monsaraz e não na viatura de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Évora.

Em comunicado, os serviços regionais do Ministério da Saúde asseguram que o “socorro foi efetivamente prestado” e que, apesar da ausência da VMER, “foram enviadas para o local ambulâncias dos bombeiros”.

O presidente da ARS do Alentejo justificou a falta da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Évora pela falta de pessoal médico.

Em declarações à TSF, José Robalo explicou que o clínico “que iria entrar de serviço teve uma situação de doença aguda que não permitiu que pudesse cumprir o seu serviço”.

José Robalo adiantou ainda que “não foi possível arranjar substituto para esse médico” e que não foram acionados outros meios porque chegariam mais tarde ao local.

Confrontado com o facto de as duas pessoas que acabaram por falecer neste acidente não terem sido transportadas para o hospital numa VMER, Paulo Macedo, ministro da saúde, frisou que em Portugal há “meios redundantes muitíssimo significativos”.

O ministro da Saúde está convencido de que não faltou assistência às duas pessoas envolvidas num acidente de viação perto de Reguengos de Monsaraz no domingo e que acabaram por morrer no hospital.