Primavera chega hoje às 16.57 horas

PrimaveraFloresA primavera chega esta tarde, quando o dia é exatamente do tamanho da noite em todo o planeta e o sol atravessa o equador, com previsões de um dia com sol, mas também com chuva.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estão previstas para hoje nuvens até ao final da manhã no litoral oeste, e  de tarde as nuvens e talvez a chuva regressam ao interior norte e centro. O início da primavera fica também marcado por um aumento do frio.

Este ano, a primavera chega quando forem precisamente 16.57 horas desta quinta-feira. Todos os anos o início da estação difere (por vezes é no dia 21). Tal deve-se ao alinhamento da terra em relação ao sol e também ao facto de a terra não ser um círculo perfeito nem o seu movimento ser igual. A hora do início do equinócio da primavera depende portanto desses ajustamentos devido ao eixo de rotação do planeta e o mesmo acontece nas outras três estações.

Os dias vão agora começar a ficar cada vez maiores até ao solistício do verão (em junho); depois, no equinócio do outono (em setembro), os dias voltam a ser iguais às noites; por fim, até ao solistício do inverno (em dezembro), os dias tornam-se progressivamente menores que as noites.