“À Conversa Com” Mónica Mira e Miguel Pinheiro

Miguel_Pinheiro_e_Mnica_Mira_1Évora acolhe de 21 de Fevereiro a 1 de Março, o 1º Festival de Endurance realizado na cidade.

“Entre as iniciativas deste festival constam colóquios sobre o tema, um estágio sobre preparação de cavalos jovens e várias provas de resistência equestre integradas em concursos nacionais e internacionais”, de acordo com Mónica Mira (na foto à direita), veterinária da Equimuralha e coordenadora do Festival.

O I Festival de Endurance de Évora decorre em parceria com a 6ª edição das Jornadas do Hospital Veterinário Muralha Évora, “e culmina com concursos nacionais e internacionais”, como nos referiu Miguel Pinheiro (na foto à esquerda), representante da comissão organizadora das provas internacionais.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

A Endurance, ou resistência equestre, é uma modalidade hípica baseada em corridas de longa distância habitualmente designadas por raides, cuja mais exigente, semelhante a uma maratona humana, inclui um percurso de 160 km. Trata-se de uma disciplina reconhecida pela Federação Equestre Internacional, que decorre numa prova em que o cavalo vencedor é o que corta a meta em primeiro lugar, depois de ter parado periodicamente para uma avaliação veterinária que atesta a sua saúde e capacidade de prosseguir.