EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO “AMBIENTE EM FM” DA QUERCUS

josejanelaQual é o papel dos estabelecimentos de ensino para a educação ambiental? José Janela (na foto), presidente do núcleo Regional de Portalegre da Quercus, defende que a escola é o local privilegiado para fomentar a educação ambiental.

Porém, há projetos escolares que foram abandonados, como é exemplo o programa “Escola na Natureza” do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Este projeto deveria permitir aos alunos do 8º ano viver uma experiência positiva de relação com o património natural de Portugal e aos professores tirar partido dos recursos existentes nas áreas protegidas, como o Parque natural da Serra de São Mamede, em Portalegre.

Ouvir aqui Programa “O Ambiente em FM”

Janela defende que as escolas deveriam de servir de exemplo para a restante comunidade, nomeadamente em áreas como a eficiência energética e micro e mini geração de eletricidade através de painéis fotovoltaicos, entre outros.

O papel das escolas para a educação ambiental é o tema para a edição desta semana do programa “O Ambiente em FM” da Quercus que regressa à antena no domingo, ao 12:30.