OBRA DA LINHA ÉVORA-CAIA PODE COMEÇAR EM 2017

ferroviaA ligação ferroviária entre a fronteira do Caia, no concelho de Elvas, e Évora pode ser iniciada em 2017, segundo afirmou ao jornal “Público” Rui Loureiro, presidente da Refer.

A linha entre Elvas e Sines é a grande prioridade em termos de ligação ferroviária entre o interior da Península Ibérica e o grande porto atlântico português de águas profundas. Elvas e Badajoz desejam que esta infraestrutura possa permitir a construção de uma outra: a plataforma logística do Caia.

O investimento da ferrovia Évora-Caia é de mil milhões de euros e deve arrancar em 2017, para ficar concluído dois anos depois. Trata-se de um dos oito projetos ferroviários previstos para o nosso País, entre um total de 30 investimentos definidos como prioritários pelo grupo de trabalho contratado pelo governo.

A ligação entre Évora e Elvas deve seguir o trajeto que já se encontrava definido para o projeto do TGV, que foi suspenso depois da queda do governo de José Sócrates. A linha de mercadorias vai ser construída sobre um corredor de terraplanagens que, no futuro, possa receber uma via dupla para responder a uma aposta na alta velocidade entre Lisboa e Madrid.