SISTEMA DE DISPENSADOR ELECTRÓNICO NO HOSPITAL DE ELVAS

armarioFoi implementado, nos Serviços de Urgência e no Bloco Operatório do Hospital de Santa Luzia de Elvas, o Sistema de Dispensador Electrónico de Medicamentos.

De acordo com a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), o sistema consiste em dotar estes serviços de uns armários de dispensa de medicamentos (Pyxis) que estão integrados no Sistema de Informação utilizado nos Serviços Farmacêuticos e no Sistema de Informação utilizado para prescrição interna no Serviço de Urgência.
Este sistema permite aumentar a segurança do utente e do profissional de saúde, minimizando o erro na dispensa ou administração de medicamentos, uma vez que o armário apenas dará acesso ao compartimento do medicamento seleccionado, bem como evita a rotura de stock de medicamentos nos serviços através do controlo automático deste, com níveis mínimos e máximos claramente definidos e o controlo automático da validade do medicamento.

A redução de custos através de um controlo mais eficaz de todo o circuito do medicamento e a associação dos medicamentos prescritos a cada um dos utentes, permitindo realizar a rastreabilidade dos lotes ou a recolha de dados com maior qualidade para fins científicos, é também uma das mais-valias deste Sistema agora em funcionamento no Hospital de Santa Luzia, em Elvas.
A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano sublinha a implementação deste projecto de modernização tecnológica no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, que garante maior qualidade de trabalho para os seus profissionais e melhor atendimento dos utentes.