Gabinete Alzheimer.M@aior já desenvolve ações no terreno

alzh1O gabinete Alzheimer.M@aior já iniciou o trabalho no terreno desenvolvendo ações nos vários projetos.

A primeira Oficina da Memória no edifício da CURPI Campo Maior, para 22 alunos da Academia de Cultura e Aprendizagem – Universidade Sénior de Campo Maior, teve lugar no passado dia 16 de janeiro. A primeira aula foi alusiva ao tema da memória, tendo sido dinamizada por momentos expositivos e de exercícios de memória. Esta oficina decorre quinzenalmente, às 5ª feiras das 15:30 às 16:30.

No dia 18 de janeiro, pelas 9 horas iniciou-se o projeto Em Campus pela Memória, uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior e o Instituto Politécnico de Portalegre. Esta primeira iniciativa do projeto juntou 22 alunos do mestrado em Gerontologia, dois professores do referido mestrado e as duas técnicas do Gabinete Alzheimer.M@ior.

alzh2

O objetivo deste projeto é melhor conhecer a realidade da demência e, posteriormente, estruturar linhas de intervenção junto daqueles que a vivem. Foram aplicados instrumentos de recolha de informação em 46 pessoas dos concelhos de Campo Maior e Elvas, nos três grupos alvo do estudo: Cuidadores Formais, Cuidadores Informais e Utentes.

O trabalho em conjunto com o Posto Territorial da GNR de Campo Maior continua, na ação Até Si. No passado dia 20 de Janeiro o trabalho incidiu nas situações de isolamento que existem no centro histórico da vila de Campo Maior. Recorde-se que o objetivo desta ação é sensibilizar e informar a população que vive em situação de isolamento para a problemática da demência.