“OPERAÇÃO CENSOS SÉNIOR 2014” ESTÁ NO TERRENO

seniorA Guarda Nacional Republicana desenvolve, entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro, a “Operação Censos Sénior 2014”, uma campanha de segurança direcionada aos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados.

A operação, de dimensão nacional, tem como objetivos atualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e/ ou isolados e identificar novas situações, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo.

Durante a operação, serão também levadas a cabo ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes.

Durante a operação será ainda divulgado o programa “Residência Segura”, com o intuito de motivar a população idosa ao preenchimento de uma “ficha de residência”, que permite recolher os elementos necessários para elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projeto. Desta forma, poderá direcionar-se os meios humanos e materiais, aplicando-se o policiamento de proximidade e segurança comunitária como modelo de policiamento, para que a população aderente ao programa consiga identificar cada um dos militares responsáveis pelo programa, possibilitando uma melhor troca de informações, aumentando assim o sentimento de segurança.