Município de Reguengos de Monsaraz aderiu ao projeto iPerdas

Cmara_Municipal_de_Reguengos_de_MonsarazO Município de Reguengos de Monsaraz aderiu ao projeto iPerdas (Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas), que tem como objetivo dotar e apoiar as entidades gestoras na implementação de um programa de redução de perdas de água e aumento da eficiência energética em sistemas de abastecimento de água.  

 

O projeto teve início esta semana e vai decorrer durante um ano. Reguengos de Monsaraz passa a integrar um plano de formação presencial e à distância e vai participar no Fórum iPerdas, uma oportunidade para acompanhar de perto o trabalho de todas as entidades gestoras que integram este projeto, apresentar contribuições técnicas e partilhar experiências.

A primeira formação vai incidir nas perdas de água, oportunidades de melhoria na sua gestão, a importância da monitorização de dados de caudal para controlo de perdas, eficiência energética e simulação hidráulica de sistemas de distribuição de água. A segunda formação visa a definição de uma estratégia de controlo de perdas e de aumento de eficiência energética, definição de tipos de intervenções, processamento e análise de dados de caudal para controlo de perdas de água, modelação de redes para gestão de pressões e avaliação das dimensões económica, social e ambiental das perdas. A última formação vai integrar o planeamento de ações e a monitorização, avaliação e revisão do plano.