Na manhã desta quarta feira, dia 11, o Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Elvas desenvolveu uma operação no âmbito do ordenamento do território e controlo sanitário animal no concelho de Monforte.
A operação teve como objetivo verificar o licenciamento das construções, no que diz respeito ao ordenamento do território e licença e registo de canídeos, no que concerne ao controlo sanitário animal. No decorrer desta ação, que contou com a presença de 31 militares do Destacamento Territorial de Elvas e a colaboração de dois funcionários da Câmara Municipal de Monforte, verificou-se a existência de diversas construções ilegais e de várias infrações respeitantes à legislação da detenção de cães.
Foram elaborados 22 autos de contra ordenação por operação urbanística sem autorização e elaborados 13 autos de contra ordenação por falta de vacinação antirrábica, falta de chip de identificação eletrónica e falta de licenciamento. Dez dos animais fiscalizados foram recolhidos e entregues ao canil intermunicipal de Portalegre. Desta operação, resultou a elaboração de 35 autos de contra ordenação.