DGS GARANTE QUE VÍRUS DA GRIPE DAS AVES “É POUCO PERIGOSO”

avesA Direção Geral de saúde (DGS) garante que é “pouco perigoso” o vírus da gripe das aves detetado numa capoeira doméstica, numa propriedade em Mértola.

O caso terá ocorrido na semana passada, porém só veio a público esta quinta-feira, dia 5 de dezembro, através de uma notícia publicada no “Jornal de Notícias”, na qual se pode ler que “foi detetado um caso de gripe aviária numa capoeira doméstica no Alentejo (…) o vírus foi detetado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária numa pequena exploração, isolada, de tipo familiar no Alentejo (…) o controlo foi realizado no âmbito do Programa de Vigilância de Gripe Aviária a 28 de novembro, um caso de gripe aviária, mais concretamente, o vírus H7, numa propriedade em Mértola”.

O governo garante que foram tomadas todas as medidas de segurança para a saúde relativamente ao vírus de gripe aviária detetado. 
“A estirpe encontrada é de baixa patogenicidade, mas por prevenção, as 63 aves da propriedade em Mértola foram incineradas e foi estabelecido um perímetro de restrição de um quilómetro em torno da zona afetada”.