IPP com 166 alunos colocados na 1ª fase

JoaquimMouratoComo era esperado, os resultados do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2013 – 1ª fase não foram os melhores para as instituições de ensino superior, em geral, e para as do interior, em particular.

No concurso Nacional foram colocados, nesta 1ª fase, 166 alunos, nas escolas do Instituto Politécnico de Portalegre.

Um valor que Joaquim Mourato (na foto), o presidente do Instituto, considera manifestamente “baixo”, referindo que “31% das nossas vagas é pouco, mas temos expetativa que a 2ª e 3ª fase possam trazer um número interessante de alunos”.

Porém, Joaquim Mourato, adverte que as colocações no Instituto Politécnico de Portalegre são “salvas” por outras formas de ingresso para além além da 2ª e 3ª fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (a decorrer em finais de setembro e princípios de outubro).

As outras formas de ingresso são os Concursos e o Regime de Reingresso, Mudanças de Curso e Transferências. O resultado destas formas de ingresso representará “um acréscimo de 237 novos alunos em licenciaturas do Instituto Politécnico de Portalegre”.

Presidente do CCISP não revela surpresa com resultados da 1ª fase

Joaquim Mourato, que ocupa igualmente o cargo de presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos do país (CCISP), afirma que este decréscimo na procura ao ensino superior não surpreende e lembra que o ministério da Educação foi advertido de que era necessário “fazer um ajustamento do lado das vagas relativamente ao número de candidatos e isto seria uma medida que devolveria sustentabilidade a todas as instituições do ensino superior”.