PORTUGAL TEM 803 MONUMENTOS CLASSIFICADOS

DirecaoGeralPatrimonioCulturalSão 803 os monumentos nacionais classificados, divulgou um relatório da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC).

No total são 3.811 imóveis classificados, em todo o território continental.

Os imóveis podem ser classificados como “monumento nacional”, de “interesse público” e de “interesse municipal”, tendo em conta “o valor histórico-cultural, estético-social, técnico-científico, de integridade, autenticidade e exemplaridade”, esclarece a Direcção-Geral do Património Cultural.

Dos 3.811 imóveis classificados, 2.535 são de interesse público, 473 de interesse municipal e 803 são monumentos nacionais.

O maior número de monumentos nacionais (267) encontra-se na região Norte, seguindo-se o Alentejo, com 198, e, em terceiro lugar, a região de Lisboa e Vale do Tejo, com 176. Na região Centro há 136 monumentos nacionais e, no Algarve, 26.

O Alentejo tem 337 imóveis classificados de interesse público, sendo a região Norte aquela onde existem em maior numero.

Em termos de imóveis classificados de interesse municipal, é a região de Lisboa e Vale do Tejo que lidera com 180, estando 47 no Alentejo.