O Centro de Negócios Transfronteiriço da cidade de Elvas, recebeu ontem, feriado nacional do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, uma sessão solene que contou com o discurso de Cavaco Silva, Presidente da República, e Silva Peneda, Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal.
Aníbal Cavaco Silva, no seu discurso, destacou a qualificação das muralhas e do centro histórico elvenses como um exemplo ao poder central, aos decisores autárquicos e a todos os portugueses. O Chefe de Estado alertou os presentes que há ainda um longo caminho a percorrer e que é nos tempos de dificuldades que se devem fazer apostas de futuro. A recuperação de edifícios degradados e a valorização dos centros históricos são fatores que, no imediato, geram emprego e mobilizam a atividade económica. Na sessão solene, o discurso de Cavaco Silva incidiu sobretudo na forte aposta que deve ser feita na agricultura que nos últimos 30 anos sofreu um grande retrocesso.
O Presidente da República considerou urgente preparar o pós-troika, referindo que os desafios serão enormes e, independentemente de quem seja Governo, é preciso começar a antecipá-los.
Ouvir aqui Aníbal Cavaco Silva
Silva Peneda, presidente do Conselho Económico e Social e convidado por Cavaco Silva para presidir à Comissão Organizadora deste 10 de Junho, mostrou-se preocupado com o desemprego em Portugal que considerou uma séria ameaça que paira no país.