ESTREMOZ: DEZ RESTAURANTES NO CONCURSO DE COZINHA

Concurso_CozinhaO 18.º Concurso de Cozinha Alentejana de Estremoz contou com a participação de dez restaurantes do concelho, tendo o júri do concurso sido constituído pelos seguintes elementos: José Varunca, estremocense com provas dadas na área da gastronomia e proprietário dos três restaurantes e em representação da Câmara Municipal de Estremoz, Francisco Ramos, Sílvia Dias, António Serrano, Mariano Dias, Jorge Mourinha e Dora Amaro.

A edição deste ano teve como tema a Sopa de Cação, sendo este um prato obrigatório em todos os restaurantes. Para além deste prato típico, os concorrentes tinham de apresentar um prato facultativo e representativo da gastronomia alentejana. Os restaurantes participantes terão nas suas ementas os pratos a concurso, até ao último dia da FIAPE, dia 12 de maio.

Depois de realizadas as provas e avaliados os parâmetros definidos no regulamento do concurso, o júri deliberou atribuir os seguintes prémios:

Sopa de Cação

1.º lugar – Restaurante “A Convenção”, de Evoramonte

2.º lugar – Restaurante “A Talha”

3.º lugar – Restaurante “Mateus”

Prato facultativo

1.º lugar – Restaurante “Pedro Vieira Catering” (Lombinhos de porco recheados com ameijoas e migas de espargos)

2.º lugar – Restaurante “O Alentejano” (Guisadinho de javali)

3.º lugar ex-aequo – Restaurante “A Ribatejana” (Pezinhos de Coentrada) e “Pousada Rainha Santa Isabel” (Cação de Coentrada),

O júri decidiu ainda atribuir três prémios que denominou “Combinação de Sabores”, tendo em conta a combinação entre a Sopa de Cação e o prato facultativo que foi servido em seguida. Na atribuição destes prémios foi ainda tida em conta a qualidade do serviço e a apresentação geral da refeição completa, que era, nos termos do regulamento, facultativa, mas que o júri entendeu premiar, nos restaurantes em que foi servida.

Prémio Combinação de Sabores

1.º lugar – Restaurante “Cadeia Quinhentista” – sopa de cação e Bochecha de Porco Preto Estufado em Vinho de Estremoz

2.º lugar – Restaurante “Zona Verde” – sopa de cação e Espetadas de Borrego com Migas de Espargos

3.º lugar – Restaurante “Adega do Isaías” – sopa de cação e Perna de Borrego à Primavera com Esparregado de Mogango.