Na manhã desta terça-feira, dia 7, 101 alunos do 4º ano da escola básica de Santa Luzia, em Elvas, testaram os seus conhecimentos à disciplina de Português.
À nossa reportagem, os alunos fizeram balanço positivo da prova final de Português. Luís Pragana Castelo, com 10 anos, referiu que “correu bem, a prova era fácil”. Por seu lado, João Gama afirmou que a prova tinha “um texto, perguntas de interpretação e gramática” e disse ter estudado “a gramática” e leu muito, “para dar menos erros”.
Matilde Santos disse-nos que respondeu a todas as perguntas apesar de se ter sentido ao início “um pouco nervosa”. Maria José Trindade, coordenadora de Secretariado de Exames daquele Agrupamento, atestou que a prova decorreu “com normalidade”, que testaram conhecimento “101 alunos”, sendo que destes “nove crianças eram provenientes da Escola da Calçadinha (Elvas)” e faltaram ao exame “quatro alunos”.
Na próxima sexta-feira é a vez do exame nacional de Matemática. No Agrupamento de Santa Luzia estão inscritos 105 alunos. As provas têm um peso de 25 por cento na nota final dos alunos. No próximo ano, o peso dos exames será vai atingir os 30 por cento. As provas são corrigidas por sete mil professores, os resultados são conhecidos a 12 de junho e os alunos que não conseguirem atingir os objetivos têm aulas de recuperação.