As senhas de emergência para o preenchimento do IRS estão esgotadas no serviço de Finanças de Elvas. O último dia para a entrega da declaração do imposto sob os rendimentos através da internet, para os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas foi no passado dia 30 de abril.
No serviço de Elvas, as senhas esgotaram dois ou três dias antes apurou a Rádio ELVAS. Esta situação aconteceu devido à elevada afluência de contribuintes que guardaram para os últimos dias a entrega do documento, foi-nos explicado. A senha de emergência é solicitada quando por esquecimento ou qualquer outra alteração, o contribuinte deixa de poder utilizar o código que já tinha em sua posse.
O conselho é que não deixe para os últimos dias o preenchimento do IRS e que teste a senha com antecedência. Sendo que os utentes podem sempre solicitar uma nova senha à AT Autoridade Tributária e Aduaneira, via internet ( www.portaldasfinancas.gov.pt ), desde que o façam por antecipação, uma vez que esta demora cerca de cinco dias úteis a chegar ao domicílio.
No caso da Repartição das Finanças de Elvas foi aconselhado aos contribuintes deslocarem-se ao serviço da cidade de Borba, pois havia a certeza que naquele balcão existiam senhas de emergência.
À Rádio ELVAS foi confirmado que foram solicitadas 500 senhas, mas que até ao momento ainda não chegaram.
Arrancou ontem, dia 1 de maio, a entrega das declarações anuais de rendimentos para os contribuintes da segunda fase, como os trabalhadores independentes. Nesta segunda fase incluem-se todos os que têm rendimentos de outras fontes que não trabalho dependente e/ou pensões.
A entrega pela Internet para a segunda fase decorre até ao final do mês de maio. A entrega em papel foi permitida durante o mês de abril.