A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está alerta em relação aos problemas laborais que afetam o distrito de Portalegre.
Maria Adelaide Russo (na foto), diretora do Centro Local do Alto Alentejo, refere que as situações que ocorrem no distrito não são muito distintas de outras regiões.
“Temos os problemas de trabalho não declarado e cada vez mais em situação de crise, temos a precaridade e do recurso que as empresas fazem a contratos a termos sem qualquer justificação (…) a maior parte das empresas continua a recorrer sistematicamente à contratação a termo sem justificação legal”.
Os acidentes de trabalho não são muito significativos no distrito, mas ocorrem, nomeadamente em áreas como a agricultura e indústria trasnformadora. Maria Adelaide Russo admite que ao longo dos últimos anos têm se registado uma evolução de mentalidades, quer por parte das emtidades empregadoras quer dos próprios trabalhadores que ganharam maior consciência em relação aos seus direitos e deveres. Maria Adelaide Russo, diretora do Centro Local do Alto Alentejo, é a convidada na edição desta semana do Ponto de Vista. Para escutar na quinta-feira, dia 25 de abril, às 21 horass.