Foram assinados sete contratos de financiamento entre a INALENTEJO e sete associações do distrito, bem como pelo Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja, no valor de 2,25 Milhões de investimento total e um apoio comunitário FEDER de cerca de 1,3 Milhões de euros, de projectos de investimento aprovados no âmbito dos Regulamentos Específicos do Património Cultural e Promoção e Capacitação Institucional.
Para o Presidente da Comissão executiva do INALENTEJO, António Costa Dieb, com a assinatura destes contratos no âmbito da Cultura, cumpriu-se mais uma meta na aposta da actual equipa directiva do Programa Operacional.
Com este caminho, segundo António Costa Dieb, foi possível apoiar as empresas e Ciência, através do Sistema Regional de Transferência de Tecnologia, não esquecendo a solidariedade Social, prova disso foram o reforço dos apoios às IPSS, não sendo ainda esquecido um aspecto muito importante que por vezes é esquecido e que é o Património e Cultura.
Refira-se que o Regulamento Específico do Património Cultural visa a melhoria das condições de salvaguarda, valorização e de animação do património cultural (imóvel, móvel, imaterial e oral) numa perspectiva de transmissão para o futuro dos bens culturais, de forma a manter a sua existência e assegurar a sua fruição com respeito pela sua identidade específica, nela considerando os valores de originalidade aliados aos da respectiva integridade patrimonial.
No âmbito da Promoção e Capacitação Institucional e Património Cultural, os projectos apoiados foram os seguintes
CENDREV -Centro Dramático de Évora: Bonecos de Santo AleixoUm património a preservar, com um investimento total de 404 mil euros e um co-financiamento FEDER de 304 mil euros.
Colecção B, Associação Cultural: Escrita na Paisagem 2013, com um investimento total de 103 mil euros e um co-financiamento FEDER de 72 mil euros.
Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja: Terras sem Sombra, com um investimento total de 505 mil euros e um co-financiamento FEDER de 430 mil euros.
Direcção – Regional da Cultura do Alentejo: Castelo de Belver Estratégia de Interpretação e Comunicação, com um investimento total de 75 mil euros e um co-financiamento FEDER de 64 mil euros.
Fundação Eugénio de Almeida: Fórum Eugénio de Almeida programação 2013-2014, com um investimento total de 282 mil euros e um co-financiamento FEDER de 198 mil euros; Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora consolidação e valorização, com um investimento total de 196 mil euros e um co-financiamento FEDER de 137 mil euros;
Pé de Xumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, Andanças, com um investimento total de 684 mil euros e um co-financiamento FEDER de 102 mil euros.