O Cendrev (Centro Dramático de Évora) promove uma mostra de Teatro Mamulengo, marionetas brasileiras, no âmbito do projecto “Bonecos de Santo Aleixo, um património a preservar”, financiado pelos de fundos comunitários.
Esta mostra, decorre a partir de hoje e até sábado dia 23, no Teatro Garcia de Resende em Évora, conta com a participação de quatro grupos de mamulengo: dia 20 de Março, Walter Cedro, do Grupo Mamulengo sem Fronteira, apresenta o espectáculo Exemplos de Bastião; no dia 21, o Teatro de Bonecos do Mestre Waldeck de Garanhuns irá apresentar o espectáculo Folia Brasileira; dia 22 Sandro Roberto, do Grupo Imaginário, apresenta A Fantástica Estória do Circo Tomara que não Chova e no dia 23, Danilo Cavalcante, do grupo Mamulengo da Folia, apresenta A Festa da Rosinha Boca Mole. Os espectáculos serão sempre à mesma hora, às 21h30.
A realização deste evento é possível também graças à parceria com a associação Alma dArame no quadro do Encontro Luso Brasileiro de Teatro Popular de Bonecos.Mamulengo é uma espécie de divertimento popular com origem em Pernambuco, que consiste na representação dramática por meio de bonecos, num pequeno palco um pouco elevado. Por trás de uma empanada, escondem-se uma ou duas pessoas e fazem com que os bonecos se exibam com movimento e fala. Os espectáculos apresentam, ao mesmo tempo, cenas bíblicas e da actualidade. O povo aplaude e deleita-se com essas distracções, recompensando os seus autores com pequenas dádivas pecuniárias.
Trata-se de um painel de espectáculos dirigidos a toda a família, com preços de 3 para crianças até aos 12 anos e de 4 para os adultos.