A Universidade de Évora assumiu, no Plano de Atividades para 2012, como um dos seus eixos prioritários de atuação a promoção da eficiência energética através de medidas de racionalização do consumo de energia.
Destas medidas destaca-se a campanha de sensibilização à poupança de energia, medidas para reduzir o horário de funcionamento de alguns edifícios e implementação das recomendações dos relatórios das auditorias energéticas.
As campanhas de sensibilização para a poupança de energia, realizadas junto da comunidade académica, e o encerramento de edifícios durante a 2ª quinzena de Agosto e no período do Natal, permitiram a redução de cerca de 13% no consumo de energia elétrica.
Também foi conseguido um resultado semelhante no consumo de gás natural/propano, onde se verificou uma redução na ordem dos 4% e de 15% no consumo de combustíveis rodoviários. A unidade de mini produção de energia elétrica, também contribuiu para a redução da fatura de energia no Colégio dos Leões na ordem dos 26%.
Nos custos com comunicações fixas e móveis também se registaram reduções. Nas primeiras, a redução deveu-se essencialmente à assinatura de contratos com os diferentes operadores, enquanto parte de um agrupamento liderado pela FCCN. Um novo contrato para prestação de serviços VoIP (Aquisição de SIP TRUNKS sobre a RCTS – Rede Ciência Tecnologia e Sociedade permitiu o estabelecimento e receção de comunicações de dados e voz, a preços significativamente mais baixos que os anteriormente praticados, a partir dos servidores sediados nos edifícios do CES, CLAV, MITRA, A. CADEIA e CPF.
A redução nas comunicações móveis resultou também da assinatura de um novo contrato na sequência de procedimento ao abrigo de um acordo quadro, e da mudança de operador, redução na ordem dos 66% relativamente ao ano de 2011.
Este resultado, na linha de outros conseguidos pela Universidade na área da redução de consumos e de implementação de políticas de sustentabilidade económica, ambiental e social representam um sucesso que é preciso divulgar junto da comunidade académica, a qual fica mais uma vez convocada para, através de medidas criativas, conseguir novos resultados nestas áreas nos próximos ano.