As Juntas de Freguesia de Terrugem, Vila Boim e Vila Fernando, no concelho de Elvas, entregam hoje providências cautelares contra a agregação e extinção de freguesias.
Os eleitos destas três localidades viajaram até ao Supremo Tribunal Administrativo, em Lisboa, para entregar os documentos.
Joaquim Santos, presidente da Junta de freguesia da Terrugem, explicou que não sabe se será a ultima alternativa, mas é a mais importante.
Carlos Nascimento, presidente da Junta de Freguesia de Vila Boim, refere que se o supremo não der ouvidos, outra alternativa passa pelo tribunal europeu.
Maria Teresa Galego, presidente da Junta de Freguesia de Vila Fernando, não considera justa a proposta de agregação de freguesias e reitera a necessidade de lutar pela continuidade da sua localidade.
Quanto à freguesia de Barbacena não irá vançar com providência cautelar devido a restrições económicas, como justificou Hugo Tiago, o presidente daquela Junta.
Recorde-se que, no âmbito do processo de reorganização administrativa aprovado pelo governo, a freguesia da Terrugem agrega a Vila Boim, enquanto Barbacena agrega a Vila Fernando . As quatro freguesias estão localizadas no espaço rural no concelho de Elvas.