A segunda reunião geral do projeto Grundtvig decorreu na cidade de Portalegre. Um dos objetivos principais desta ação passa pela promoção do envelhecimento saudável, através da criação de práticas de gestão de educação de adultos que poderão ser aplicadas de forma generalizada nos países parceiros do projeto.
Outro dos objetivos é garantir que as pessoas à margem da sociedade tenham acesso à educação, principalmente pessoas idosas que deixaram a escolaridade sem as qualificações básicas.
No dia 7, todos os parceiros, incluindo a CIMAA, estiveram reunidos para debater o ponto de situação das ações do projeto, apresentando as boas práticas de cada um dos países ao nível do envelhecimento ativo que poderão vir a ser replicadas no nosso território.
No segundo dia do encontro, houve oportunidade para dar a conhecer algumas das boas práticas do Distrito de Portalegre no que respeita ao envelhecimento ativo, na maior parte das vezes, em regime de voluntariado. A visita começou pela Liga dos amigos do Hospital Distrital de Portalegre, seguindo-se a Universidade Sénior da Escola Silvina Candeias, terminando com uma apresentação do projeto Viva Cidade Sénior, promovida pela Câmara Municipal de Portalegre.
Nesta iniciativa que apenas termina em 2014, além da CIMAA a representar Portugal, pertencem também ao projeto a Irlanda, República Checa, Eslováquia, Grécia, Itália, França e Córsega.
A próxima reunião do projeto terá lugar nos dias 23 e 24 de maio na Irlanda.