Maria do Rosário Banana (na foto), a última sapateira de Elvas, vai emigrar para a Bélgica. Após mais de 30 anos a exercer esta atividade tradicional, na Eua dos Sapateiros em Elvas, Maria do Rosário revela-se insatisfeita com o rumo que o País está a levar e decidiu, aos 48 anos, dar uma volta à sua vida.
“Vou procurar uma vida melhor; infelizmente, as pessoas já não vão tendo dinheiro para comer quanto mais para mandar arranjar sapatos”.
Maria do Rosário vai emigrar para Bruxelas e instalar um ateliê de concertos de sapatos em pleno centro da cidade. As expetativas são elevadas: “lá, ninguém faz os concertos da forma tradicional como eu faço. São só arranjos rápidos”.
Em Bruxelas, Maria do Rosário tem a sua filha e neto, que já haviam emigrado anteriormente. Com a sua partida, fica sem representação este oficio em Elvas e sem alegria a Rua dos Sapateiros, onde laborava e que servia de ponto de encontro aos seus clientes e amigos. A Rua dos Sapateiros que, ao longo de décadas recebeu várias oficinas com este labor, despede-se da última resistente. Maria do Rosário Banana leva consigo o saber de décadas, nesta arte do concerto de sapatos.