As microempresas do Alentejo à sua disposição uma dotação de 3,5 Milhões de euros FEDER disponibilizada pelo INALENTEJO Programa Operacional Regional do Alentejo 2007-2013.
O concurso, cujos termos para a apresentação das candidaturas já está aberto, está integrado no SIALM Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas, com uma dotação global de 25 milhões de euros, e que constitui a Iniciativa 1 do Programa VALORIZAR, que tem o objectivo de apoiar exclusivamente as microempresas já existentes, situadas em territórios de baixa densidade com problemas de interioridade, enquanto territórios com menores oportunidades de desenvolvimento.
O SIALM apoiará, de forma integrada, a realização de investimento e a criação líquida de postos de trabalho nesses territórios.
O âmbito geográfico dos projectos determina-se pela localização do estabelecimento da empresa onde se verifica a realização do investimento, independentemente da sede social da empresa.
Aos projectos de micro-empresas no Alentejo podem candidatar-se a incentivos financeiros até 25 mil euros.
A apresentação de candidaturas iniciou-se a 18 de Fevereiro e processa-se em contínuo até 9 de Dezembro de 2013, através de formulário electrónico disponível na página internet dos Incentivos QREN. Todas as informações podem ser obtidas através de contacto com os Técnicos do Inalentejo
Refira-se que as empresas que tenham projectos aprovados no âmbito do SIALM podem ainda aceder a uma linha de crédito INVESTE QREN, junto dos bancos aderentes para financiar a parte do seu investimento não comparticipado pelo SIALM.
Com a abertura destas candidaturas, as micro-empresas do Alentejo têm mais uma possibilidade de entrar neste novo ciclo para a empregabilidade e para o sucesso sustentado das empresas.