Évora: Antiga Aluna da UE distinguida com prémio nacional

imagem_PNE_antiga_alunaInês Figueiredo, antiga aluna do curso de Biotecnologia da Universidade de Évora, foi uma das investigadoras distinguidas com o Prémio Nacional de Endocrinologia SPEDM/NOVARTIS ONCOLOGY 2012.

O prémio, atribuído ao Grupo de Endocrinologia Molecular, da Unidade de Investigação de Patobiologia Molecular (UIPM) do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG), visa distinguir o melhor trabalho nacional na área da Endocrinologia e foi atribuído ao trabalho: “A desregulação do ciclo celular e as mutações nos genes TP53 e RAS são os eventos mais frequentes nos carcinomas pouco diferenciados e nos carcinomas anaplásicos da tiroide”.

A investigação permite confirmar o envolvimento dos genes TP53 e RAS no desenvolvimento dos carcinomas mais agressivos da tiroide e revelou ainda a contribuição de outros genes envolvidos na regulação do ciclo celular e invasão/metastização. Estes genes poderão representar alvos para intervenção terapêutica com impacto no seguimento clínico e sobrevivência destes doentes.