Monforte: Tradição cumpriu-se com Jantar de Compadres

JantarCompadresNa passada quinta-feira, dia 31 de janeiro, em Monforte, a Monforquad – Associação de Amigos do TT, organizou pelo segundo ano consecutivo o “Jantar de Compadres”.

Este ano juntaram-se, nas instalações do Mercado Municipal, 40 “compadres” de várias idades que, para além de terem participado no jantar servido pela própria associação, percorreram as ruas da vila para “chocalhar as Comadres”, munidos dos típicos cajados, capotes alentejanos, chocalhos e o “indispensável” garrafão de vinho tinto.

Ver aqui Foto-Reportagem

São estes, aliás, os objetivos principais que levaram os dirigentes da Monforquad a recuperar localmente esta tradição que é celebrada em várias regiões do país na penúltima quinta-feira antes do Carnaval, data em que se celebra o dia de Compadres. Refira-se que esta coletividade embora esteja vocacionada fundamentalmente para organizar atividades relacionadas com o “todo-o-terreno” tem contribuído bastante para dinamizar outras áreas, intervindo, sobretudo, naquelas que defendem os usos e costumes da comunidade monfortense.