Lei dos Duodécimos: Trabalhadores têm até 2ª feira para se manifestar

dinheiro1Entra hoje em vigor a nova lei dos duodécimos que prevê o pagamento de 50% de cada um dos subsídios em duodécimos. Metade do subsídio de férias continua a ser pago antes do período de gozo de férias e metade do subsídio de Natal continua a ser paga até 15 de Dezembro.

O pagamento de metade dos subsídios em duodécimos aplica-se aos trabalhadores do sector privado e foi criado com o objetivo de mitigar o “enorme aumento de impostos” que entrou em vigor em Janeiro deste ano.

Abel Cortes, empresário elvense, tem por sua conta “cinco funcionários”. O pagamento dos subsídios vai manter-se como “até agora” uma vez que, segundo o empresário, “esta lei nao devia sequer ser aplicada. Existem outros pontos muito mais importantes que devim ser revistos entre funcionário e patrão”.

Ernesto Cunha, responsável por uma superficie comercial de Elvas que emprega cerca de 50 fu7ncionários, concorda com o pagamento de forma faseada pois facilita em muito a entidade empregadora. “É diferente pagar os subsidios de forma faseada do que ter que pagar quantias bastante elevadas de uma so vez”. Se bem que, Ernesto Cunha vai “respeitar o prazo, até segunda feira, para que os funcionários se manifestem quanto à opinião em relação a esta nova lei”.

Os funcionários podem continuar a receber os subsídios da mesma forma desde que informem a empresa até à próxima segunda-feira.