AVIS: MUNICÍPIO LANÇA SITE DA ORDEM DE AVIS

SiteAvisordemO Município de Avis, em parceria com a Versus Lda, avançou mais um patamar no Projeto Europh – European Routes From Order’s Patrimony and Heritage, através da criação de um sítio que visa a divulgação da rota virtual da Ordem de Avis.

site agora lançado, que desde o primeiro momento se propôs ser uma referência no panorama Web no que se refere ao enquadramento da Ordem no espaço europeu, nacional e local, pretende ser uma página de entrada em Portugal e no estrangeiro, ponto de encontro para quem procura informação sobre a temática.

Apresentando uma elevada qualidade estética, aliada ao interface que deixa transparecer as funcionalidades e os meios que potenciam o conhecimento e a perceção da informação, este sítio, onde a Internet é aqui entendida como um meio de comunicação convergente no qual importa explorar a sua capacidade de oferecer conteúdos nos diversos formatos: texto, foto, áudio, vídeo, com recurso a modelos 3D georreferenciados, percursos interativos e panorâmicas 360º, permite-nos viajar online lado a lado com o passado.

Esta plataforma, alicerçada em dados fornecidos pelo Município de Avis, dá nomeadamente a possibilidade de obter informações precisas sobre as Primeiras Movimentações das Cruzadas, a Progressão da Reconquista Peninsular, a expansão de Vilas Medievais Planeadas do Sul da Europa, compreendendo os séculos XII e XIV, assim como um enquadramento de Portugal com as Ordens Militares e expansão cronológica, delineada através de Animação Interativa e de ligações com a Biblioteca Virtual do Centro de Conservação do Livro de Arles, em França, e com a Comuna de Pievepelago, em Itália, parceiros do Município de Avis na coordenação desta estratégia que se propõe levar a cabo uma ação conjunta de modo a aproximar experiências culturais e desenvolvimento social.

De uma forma estruturada, e procurando suscitar e envolver o interesse de todos, designadamente dos Munícipes e da Comunidade Educativa – alunos, professores, pais/encarregados de educação e investigadores, disponibiliza um vasto conjunto de conteúdos que pretendem ser uma ferramenta de apoio e um suporte académico deste público-alvo.

Na senda do desenvolvimento de uma estratégia de disseminação da informação a diferentes usuários, este site, não deixará de ser também um elemento presente no Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA), um equipamento de utilização coletiva que irá ocupar uma ala do claustro do Convento de S. Bento de Avis e espaços contíguos, já em fase de conclusão, e que se destina ao estudo do património histórico e artístico afeto à Ordem de Avis e a outras ordens militares, e, igualmente, a salvaguardar, promover e divulgar o património material e imaterial relativo à Ordem de Avis e ao Convento de S. Bento de Avis.