Rui Semedo “regressou” à secundária elvense

RuiSemedoO elvense Rui Semedo (na foto), atualmente presidente do conselho de administração do Banco Popular Portugal, regressou na manhã desta sexta-feira, dia 11, à escola secundária D. Sancho II, em Elvas, local onde foi aluno há mais de 30 anos.

O regresso aquele estabelecimento de ensino foi “emotivo”, como o próprio testemunhou à nossa reportagem. Rui Semedo esteve na secundária de Elvas para falar aos jovens sobre a liderança e a gestão de pessoas, defendendo que a “liderança é uma atitude”, tendo como desafio permanente que “todos os colaboradores se sintam úteis e envolvidos”. 

Ouvir aqui Rui Semedo

Numa altura em que o país atravessa uma crise sem precedentes e em que a banca é um dos setores mais vulneráveis, Rui Semedo, defende que o mesmo 頓fundamental”.

Natural de Elvas, Rui Semedo, 54 anos, tem um percurso profissional centrado na banca. Licenciado em Economia, o presidente do Banco Popular Portugal começa a sua carreira no Ministério da Administração Interna, em 1981, mas cedo passa para o Banco Pinto & Sotto Mayor, onde fica até 1987.

No grupo BCP desenvolve a sua carreira, trabalhando até 2003, tendo então ocupado diversos cargos, desde director-geral do International Private Banking, CEO do Banco Expresso Atlântico, presidente da Companhia de Seguros de Macau, CEO do Banco Comercial de Macau, entre outros.

Depois de uma passagem pelo Barclays Portugal e Barclays Espanha, como CEO e country manager, assume o cargo que atualmente ocupa no Banco Popular Portugal.