O BPI assinou, hoje, um Protocolo de Cooperação com a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, que visa beneficiar empresários e agricultores que pretendam instalar-se no perímetro de actividade do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA).
Este acordo visa criar um instrumento de colaboração bilateral que irá permitir, através do apoio do BPI, investir em infra-estruturas de apoio à utilização da água, bem como quaisquer outros investimentos de melhoria da rentabilidade e competitividade das explorações agrícolas do EMFA.
O BPI disponibilizará soluções de financiamento a curto, médio e longo prazo, oferecendo condições especiais de crédito aos agricultores que pretendam desenvolver a sua actividade no EMFA.
No centro deste Protocolo está, por um lado, o interesse da EDIA em proporcionar condições especiais de apoio aos investimentos dos agricultores beneficiários do EFMA e, por outro, o desempenho do BPI enquanto prestador de serviços financeiros adequados às necessidades do sector agrícola.
A EDIA opera no sector do domínio público de captação, adução e distribuição de água para abastecimento público, industrial e agrícola e exploração hidroeléctrica, tendo como objectivo potenciar o EFMA, um projecto sustentável de base regional situado no Alqueva. Este assume como desafio o acréscimo efectivo do PIB da região através da criação de novos investimentos, a integração e complementaridade de projectos e actividades e a solidificação da marca Alqueva como referência de qualidade de produtos e serviços e como símbolo de inovação e tecnologia.
Ao assinar este protocolo com a EDIA, o BPI reforça o apoio aos empresários do sector agrícola e contribui para o desenvolvimento económico e social da região alentejana.