ACOS inicia 2013 com acções de formação profissional

AlentejoO Departamento de Formação Profissional da ACOS – Agricultores do Sul tem calendarizadas várias acções de formação para janeiro e fevereiro, algumas das quais são obrigatórias conforme legislação em vigor.

Financiadas pelo PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, estas formações destinam-se a técnicos ativos dos setores da produção, transformação ou comercialização e silvicultura. 

Com início no dia 14 de janeiro, a ACOS vai ministrar a ação de formação sobre “Planos de Gestão Florestal”, que tem como objectivos dotar os formandos de conhecimentos adequados em Avaliação dos Recursos da Unidade de Gestão, nomeadamente nos métodos de inventário florestal, pragas e doenças, recursos micológicos, biodiversidade, entre outros.

Este curso tem uma duração de 25 horas.  Para explorar os conceitos e funcionalidades fundamentais de um SIG – Sistema de Informação Geográfica, tornando-se uma boa opção para aqueles que pretendam frequentar curso de iniciação em ArcGis Desktop, vai iniciar-se no dia 15 de Janeiro o curso “ArcGis Desktop 1: Iniciação aos SIGS”. Com início no dia 18 de Janeiro há três cursos, homologados pela DGADR – Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural: Produção Integrada em Vinha, Produção Integrada em Oliveira e Produção Integrada Animal. Cada um deles pretende qualificar os técnicos com competências teóricas e práticas para o exercício da produção integrada em cada uma das áreas a que diz respeito: vinha, olival e pecuária. De frequência obrigatória, conforme legislação em vigor, para quem quiser actuar nas áreas da distribuição, comercialização e aplicação de produtos fitofarmacêuticos vão iniciar-se dois cursos: um, com início a 30 de Janeiro, em regime pós laboral, para quem quiser iniciar-se na actividade. O curso capacita os formandos para a organização e supervisão da distribuição, comercialização e aplicação dos produtos fitofarmacêuticos. A formação possibilita também que os participantes actuem como eventuais técnicos responsáveis ou como formadores. O outro, com início no dia 16 de Janeiro, é para renovação da acreditação que é válida por períodos de cinco anos