O Encontro Alentejo Região Cicloturista (Rotas, Corredores Verdes, Ecovias, Ciclovias, Ecopistas), realizaou-se em Cabeço de Vide, Fronteira.
Este encontro, baseado no lema o Alentejo dá-lhe tudo, tinha o objetivo, fazer da região um Destino Cicloturista, através da criação de uma rede de infraestruturas georreferenciada, suportada em ecopistas, corredores verdes, ecovias, ciclovias e rotas, estradas e caminhos municipais/rurais; incentivar a mobilidade suave, o desenvolvimento regional e local, o empreendedorismo e as atividades económicas promotoras da atratividade da região quer no plano interno, quer no plano ibérico e europeu.
Rentabilizar Estudos e Trabalhos efetuados acerca do reaproveitamento e valorização dos mais diversos recursos endógenos existentes no Território Alentejano, nomeadamente os antigos corredores ferroviários; rotas, estradas e caminhos com baixa densidade de tráfego; ciclovias criadas por alguns municípios; património paisagístico, arqueológico, arquitetónico, gastronómico, alojamentos rurais.
O programa incluía 2 painéis em que participaram as seguintes entidades: CCDR do Alentejo, CIMAA Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Entidade Regional de Turismo do Alentejo, REFER Património, Associação Portuguesa de Corredores Verdes, CIM Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, EDRV Arquitetura Paisagística e Urbanismo, Roteiros em Desenho e Ecovias de Portugal.
De salientar a participação do Presidente do Conselho Executivo da CIMAA, Dr. Armando Varela que referiu a intenção da construção da Ecopista Vila Viçosa/Portalegre e a sua ligação na estratégia de desenvolvimento do turismo de Natureza no Alto Alentejo.
No final as entidades organizadoras, Câmara Municipal de Fronteira, Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, a REFER Património, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e a CCDR Alentejo, estavam satisfeitas, devido ao número elevado de participantes, e à presença da comunicação social local, regional e nacional.