Portalegre: WORKSHOP SOBRE TERAPIA COMPRESSIVA

TerapiaCompressivaA ELCOS – Sociedade de Feridas, em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre e com o patrocínio da empresa Hartmann, promove no próximo dia 15 de dezembro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, na capital do distrito, um workshop dedicado à terapia compressiva.

A compressão tem sido aplicada com sucesso no tratamento da úlcera de perna, desde o tempo de Hipócrates.

Na atualidade reconhece-se na terapia compressiva o componente mais importante do tratamento desta patologia que se assume como um verdadeiro problema de saúde pública.

No entanto, o tratamento da úlcera de perna de origem venosa em Portugal ainda não tem a terapia compressiva como uma prática corrente e habitual e generalizada para os profissionais de saúde.

O workshop de “terapia compressiva” inicia-se com duas sessões teóricas relacionadas com o diagnostico diferencial da úlcera da perna e os princípios de avaliação do doente portador desta patologia.

Em complemento o curso inclui também três sessões práticas: “Preparação do leito da úlcera da perna”, “avaliação com Doppler da circulação arterial periférica” e “Terapia compressiva”. De salientar que contrariamente a outros eventos formativos, este tem uma componente prática muito relevante, centrando-se no diagnóstico, raciocínio e prática clínica.

O worshop está particularmente dirigido a profissionais de saúde da região Alentejo. As inscrições estão limitadas a 60 participantes e podem ser efectuadas até 12 de Dezembro no site da ELCOS (www.sociedadeferidas.pt).

A ELCOS – Sociedade de Feridas foi criada tendo como missão primordial proteger e promover a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos com feridas cutâneas, através do fomento da educação e formação dos cuidadores e profissionais, e da investigação permanente, na procura de soluções que, sustentadas pela evidência científica, constituam um referencial nos contextos de trabalho, ensino e investigação, estimulando as boas práticas, reduzindo a morbilidade e aumentando os ganhos em saúde.