A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje a operação Folha, que decorre durante um período de 12 dias consecutivos, até 9 de dezembro.
Uma operação à escala nacional, tendo em vista contribuir para a melhoria do sentimento de segurança das populações e a prevenção da criminalidade em geral.
Esta operação traduz um investimento da PSP na prevenção da sinistralidade rodoviária e uma aposta clara na sensibilização e formação dos condutores, alertando para comportamentos de risco ao volante e suas consequências, dando visibilidade e anunciando a presença como forma de prevenir infrações.
Os elementos policiais são apoiados por viaturas caracterizadas e descaracterizadas, incluindo os Nissan Leaf distribuídos recentemente à PSP.
Os principais objectivos da operação pendem-se com o incentivo dos condutores à prática de uma condução responsável, através de forte visibilidade policial em locais conhecidos como propícios a acidentes graves.
Também se pretende assegurar um controlo sistemático direcionado para a fiscalização intensiva de comportamentos de risco que exponenciam a ocorrência de acidentes, em especial, uso indevido de aparelho telefónico, transposição de traços contínuos, passagem em desrespeito à sinalização semafórica.