CIMAA – LIDERA PROJETO PROVERE – INMOTION

CIMAA

Realizou-se na CCDR-A a reunião da Comissão de Coordenação Estratégica e Comissão de Acompanhamento do PROVERE – InMOTION, onde ficou aprovado por unanimidade que a nova liderança do consórcio, anteriormente assumida pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (antigo ICNB), passará para a CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

Assim, a CIMAA e o Município de Fronteira, conjuntamente, terão a responsabilidade na execução do projeto de Dinamização, Acompanhamento, Monotorização e Gestão de Parcerias.

O projeto InMOTION tem como missão a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento socioeconómico e cultural e de consolidação territorial, num quadro de valorização da capacidade dos agentes do território (instituições públicas, associativas e privadas), com vista ao aumento da respetiva eficiência e competitividade.

O principal objetivo é a possibilidade de afirmar o Alto Alentejo e concelhos adjacentes do Alentejo Central como um destino de turismo e lazer sustentáveis, dotado de capacidade competitiva, que pressupõe um “mix” de intervenções que combine a qualificação dos recursos com a fixação de recursos de iniciativa/animação e de suporte a estratégias de fruição do território, como um todo. A combinação descrita afigura-se condição sine qua non não só para uma abordagem de valorização económica de recursos (subjacente à filosofia PROVERE), mas também para a própria estruturação sustentável do destino.

Os projetos âncora e complementares que constituem o Programa de Ação caracterizam-se por um forte empenho na promoção do empreendorismo e da iniciativa privada, como se pode verificar na relação dos investimentos previstos.