Vila Viçosa: “Sabedoria” vence Prémio de Pintura Henrique Pousão

henriquePousaoA pintura “Sabedoria”, da autoria de João Torcato Coelho Cardoso Justa, residente em Alandroal, arrecadou o Prémio de Pintura Henrique Pousão 2012, no valor de 2500 euros.

Das 39 obras inéditas apresentadas a concurso, o júri deliberou ainda atribuir três menções honrosas às pinturas “Homem-Peixe gosta disto”, “Forte de São Julião da Barra” e “A Caminho do Monte”, da autoria de Pedro Miguel Carola Espanhol, Luís Filipe Furtado de Vilhena e Maria da Conceição Martins Bexiga da Cruz, respectivamente.

O Prémio de Pintura Henrique Pousão foi instituído em 1985 pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, tendo como principais objectivos estimular os artistas alentejanos e divulgar a identidade cultural e artística local. A atribuição deste prémio contribui, simultaneamente, para a evocação de Henrique Pousão, ilustre pintor de oitocentos e proeminente figura calipolense que marcou indelevelmente a arte portuguesa.

Constituindo-se já como um galardão de referência no panorama da pintura, o Prémio Henrique Pousão distingue, de dois em dois anos, obras inéditas de pintores naturais do Alentejo, ou residentes na região.

Os quadros concorrentes ao Prémio de Pintura Henrique Pousão 2012 podem ser vistos no Foyer do Cine-Teatro Florbela Espanca durante todo o mês de Novembro, numa exposição que visa promover o trabalho artístico desenvolvido pelos artistas em terras alentejanas.