O projecto Tempo para Dar, da Associação Coração Delta, em parceria com a Fundação PT e a GNR, entregou hoje o primeiro de 124 telemóveis sénior que vão ser oferecidos aos idosos.
A primeira contemplada com este telemóvel foi Marcelina Gonçalves, de 81 anos de idade, residente na freguesia de Esperança, concelho de Arronches. A octogenária mostrou-se satisfeita com esta oferta referindo que assim pode ligar para a guarda.
Quando questionada sobre a solidão Marcelina referiu tem os vizinhos e a visita dos filhos. Marcelina já não se lembra há quanto tempo reside neste monte mas não quer sair de sua casa, os meus filhos têm a sua vida e eu ainda trato de tudo na minha casa, desde os animais ao quintal, referiu a idosa.
O comendador Rui Nabeiro esteve presente nesta entrega, em representação da Associação Coração Delta Tempo para Dar, referiu que esta esta iniciativa representa um grande contributo para quem está ligado aos séniores. O responsável pela empresa Delta Cafés revelou-se insatisfeito pois este telefone é muito pouco. Falta o resto. Falta um acompanhamento e carinho que têm que ser entregues aos idosos.
O Tenente Coronel Joaquim Figueiredo, da GNR de Portalegre, esteve também presente na entrega deste telemóvel. Á nossa reportagem referiu que “o caso desta idosa nem é dos mais problemáticos que existem no concelho, pois a D. Marcelina tem ainda uma boa mobilidade e é independente”. O isolamento verificado na “zona da Serra de S. Mamede, na zona de S. Julião, há idosos a viver numa situação muito mais delicada que esta idosa”. A GNR tem desenvolvido o programa Apoio 65 que pretende visitar os idosos do concelho e identificar as principais carencias de cada um.
O concelho de Arronches é habitado por muitos idosos mas segundo Fermelinda Carvalho “estes idosos acabam por se habituar a este isolamento pois ter um vizinho a 1 klm de distância já representa estar acompanhado”.