Arronches: Projecto “Tempo para Dar” entregou o primeiro telemóvel sénior

_DSC5307O projecto “Tempo para Dar”, da Associação Coração Delta, em parceria com a Fundação PT e a GNR, entregou hoje o primeiro de 124 telemóveis sénior que vão ser oferecidos aos idosos.

A primeira contemplada com este telemóvel foi Marcelina Gonçalves, de 81 anos de idade, residente na freguesia de Esperança, concelho de Arronches. A octogenária mostrou-se “satisfeita” com esta oferta referindo que assim pode “ligar para a guarda”.

Quando questionada sobre a solidão Marcelina referiu tem “os vizinhos e a visita dos filhos”. Marcelina já não se lembra “há quanto tempo” reside neste monte mas não quer sair de sua casa, “os meus filhos têm a sua vida e eu ainda trato de tudo na minha casa, desde os animais ao quintal”, referiu a idosa.

Ver aqui Foto-ReportagemMarcelina

O comendador Rui Nabeiro esteve presente nesta entrega, em representação da Associação Coração Delta – Tempo para Dar, referiu que esta esta iniciativa “representa um grande contributo para quem está ligado aos séniores”. O responsável pela empresa Delta Cafés revelou-se “insatisfeito pois este telefone é muito pouco. Falta o resto. Falta um acompanhamento e carinho que têm que ser entregues aos idosos”.

O Tenente Coronel Joaquim Figueiredo, da GNR de Portalegre, esteve também presente na entrega deste telemóvel. Á nossa reportagem referiu que “o caso desta idosa nem é dos mais problemáticos que existem no concelho, pois a D. Marcelina tem ainda uma boa mobilidade e é independente”. O isolamento verificado na “zona da Serra de S. Mamede, na zona de S. Julião, há idosos a viver numa situação muito mais delicada que esta idosa”. A GNR tem desenvolvido o programa Apoio 65 que pretende visitar os idosos do concelho e identificar as principais carencias de cada um.

O concelho de Arronches é habitado por muitos idosos mas segundo Fermelinda Carvalho “estes idosos acabam por se habituar a este isolamento pois ter um vizinho a 1 klm de distância já representa estar acompanhado”.