As comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino atribuído a Alpalhão, no concelho de Nisa, prosseguem hoje, sexta-feira dia 12.
Para este dia, está agendada uma arruada medieval noturna a cavalo e a pé, com início marcado para as 21 horas e que vai percorrer as ruas vila.
No entanto, o ponto alto das comemorações realiza-se no sábado, dia 13, com a recepção dos convidados e população e o descerramento de uma placa evocativa dos 500 Anos do Foral, na Junta de Freguesia de Alpalhão, seguindo-se uma visita aos locais históricos da vila com a Banda Filarmónica de Alpalhão. Às 15h, o programa prossegue com a realização de um colóquio subordinado ao tema O Foral de Alpalhão no contexto da História de Portugal do Séc. XVI, que terá como orador o professor João Cosmo, e às 16h, junto ao Centro de Lazer, tem lugar o Porto de Honra.
As celebrações dos 500 Anos da Atribuição do Foral Manuelino terminam ao final da tarde, a partir das 17h, no Largo do Coreto, com uma recriação história levada a cabo pela Companhia de Teatro Vivarte e danças medievais a cargo da AJAL.