ELVAS É O SEGUNDO CONCELHO DO DISTRITO COM MAIS DESEMPREGO

CentroEmprego

Elvas é o segundo concelho do distrito de Portalegre com mais desemprego, imediatamente atrás de Ponte de Sor, que lidera a tabela.

No concelho de Campo Maior, a taxa de desemprego está nos 19,25 por cento.

De acordo com os últimos dados divulgados, ao concelho de Elvas corresponde uma taxa de desemprego de 21,34 por cento, só superado pelos 24,32 por cento de Ponte de Sor. A Rádio Campo Maior foi conhecer as histórias dos desempregados, na primeira pessoa.

Carlos Alberto, 43 anos, está desempregado há mais de um ano. “É muito difícil arranjar um novo trabalho. Estou muito preocupado. A minha mulher também está desempregada”.

Maria João Simões, 45 anos, está desempregada há três anos. “O meu subsídio de desemprego acaba já em 2013 e depois não sei como vou viver. O meu marido trabalha e tenho uma filha a estudar. Não há trabalho em lado nenhum. Está muito mal”, desabafou à nossa reportagem.

Jorge Piçarra, estava desempregado há dois meses e conseguiu arranjar emprego. “Prefiro trabalhar a viver do subsídio”. Jorge começou a trabalhar no novo emprego nesta terça-feira, dia 9.

Fernando Barriga está desempregado há dois meses, a empresa onde trabalhava encerrou. “Preocupa-me o agora e o depois. O subsídio de desemprego é pouco mais de 400 euros”.

Ouvir aqui os depoimentos

Desempregados do concelho de Elvas vivem preocupações acrescidas, uma vez que encontrar emprego é cada vez mais difícil e o futuro parece ser cada vez mais uma incógnita nesta matéria.

A União dos Sindicatos do Norte Alentejano aponta para mais de dez mil desempregados existentes no distrito, colocando-o com uma taxa de desemprego a rondar os 20 por cento Comparando o número de desempregados registados no final do mês de agosto deste ano com o mês homólogo de 2011, registou-se um aumento de 1385 desempregados no Alto Alentejo.