O Workshop sobre o sistema europeu de indicadores de sustentabilidade no projeto Dark Sky Alqueva está a decorrer em Reguengos de Monsaraz.
A implementação de um sistema europeu de indicadores de sustentabilidade no âmbito do projeto Dark Sky Alqueva Starlight Tourism Destination é o tema de uma reunião que está a decorrer hoje no Salão Nobre do Município de Reguengos de Monsaraz.
Na sessão de abertura deste workshop esteve presente o Diretor Regional de Economia, João Filipe de Jesus, e o Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.
Rachel McCaffery e Peter D. Krahenbuhl, da Universidade de Surrey (Inglaterra), que integram o consórcio The Intasave Partnership Sustainable Travel International, apresentaram os temas em discussão na reunião, tendo explicado o sistema europeu de indicadores de sustentabilidade, o enquadramento do projeto e a sua importância na gestão de destinos. Este consórcio incluiu a região do Grande Lago Alqueva como um dos 10 destinos piloto que vão ser estudados nos 27 estados membros da União Europeia.
Nesta reunião de trabalho estão a participar representantes de unidades de alojamento, autarquias e outras instituições públicas regionais. O Grande Lago Alqueva é o primeiro destino no mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination atribuída pela UNESCO e pela Organização Mundial do Turismo.