O Município de Avis vai realizar obras de Conservação da Ala Poente do Claustro Velho e Espaços Adjacentes do Mosteiro de São Bento de Avis.
Trata-se da realização de um conjunto de intervenções, enquadradas na Regeneração Urbana no Centro Histórico de Avis e necessárias à valorização do conjunto de dependências do antigo Convento de S. Bento de Avis, onde se encontra instalado o Centro Interpretativo da Ordem de Avis, devendo este funcionar como pólo de acolhimento turístico e de investigação, proporcionando condições ainda mais reforçadas para a acreditação do Município de Avis como um pólo difusor de cultura.
A obra a efetuar pretende fazer a uniformização dos acabamentos exteriores dos alçados interiores do Claustro com substituição de alguma caixilharia, limpeza de cantarias e pintura geral, onde se incluirá a colocação de anilhas para fixação de uma lona vertical para informação turística e cultural das atividades do centro, seguindo-se o alargamento da área afeta à sala de receção, uma área desaproveitada do mesmo conjunto e que em tempos possuiu uma ligação franca.
A reformulação definida compreenderá ainda a renovação da iluminação cénica e expositiva do interior destes espaços, bem como a substituição de argamassas que há muito deixaram de cumprir a sua função de proteção das alvenarias. Por último, esta área será intervencionada de forma a permitir o seu acesso a pessoas com mobilidade reduzida, alteando e rebaixando as cotas de pavimentos.
Esta interferência, destinada a valorizar estes espaços, respeitando a sua autenticidade, deverá estender-se também a um acesso privilegiado aos antigos dormitórios do Mosteiro, numa área que ameaça ruína e que desfeia uma das áreas mais importantes deste conjunto monástico e onde será implantada uma das entradas mais emblemáticas do Centro Interpretativo da Ordem de Avis.
A empreitada, que deverá estar pronta no prazo de 120 dias, foi adjudicada à Empresa REILIMA Sociedade de Construções, Lda., pelo valor de 174.658,54, acrescido de IVA à taxa legal.