Mais de Metade do Território em Seca Extrema

SecaOitenta por cento do território nacional está em seca severa ou extrema e a água armazenada nas bacias hidrográficas encontra-se abaixo do habitual.

O relatório de Acompanhamento e Avaliação dos Impactos da Seca, agora divulgado pelo Ministério da Agricultura reporta-se à situação do país no mês de junho, ocasião em que “16 por cento do território se encontrava em seca moderada, 24 por cento em seca severa e 56 por cento em seca extrema”.

Uma situação provocada pela falta de chuva, que se tem vindo a registar desde o início do ano.

Antonio Bonito, presidente da Associação dos Agricultores do distrito de Portalegre, comentou para a Rádio Campo Maior a conclusão do relatórioe o que o mesmo significa para o distrito.

Ouvir aqui Antonio Bonito

Incendios afectam Montado

A área ardida no nosso país neste verão triplicou de acordo com as contas feitas pelas entidades oficiais. No âmbito agricola e do meio ambiente, os impactos, nomeadamente na região Alentejo, são significativos para o sector do montado. Antonio Bonito, deixou a sua analise sobre este tema.Montado

Ouvir aqui Antonio Bonito

A pouca chuva provocou uma diminuição da percentagem de água no solo. O relatório sublinha que o norte foi a região que registou mais precipitação (cerca de 70 por cento em relação ao valor normal), ao contrário do que aconteceu no sul do país: “Nas regiões do Alentejo e Algarve os valores foram muito baixos, não se verificando precipitação em muitos locais”.