VEM AÍ CALOR E É BOM MAS… É PRECISO ESTAR ALERTA

SOLDe repente o calor chega e com ele a vontade de ir para a ruas a apanhar os seus raios de sol, contudo é preciso tomar precauções para que estes momentos de prazer não tragam complicações.

Assim e como segundo as previsões do Instituto de Meteorologia nos indicam subidas de temperatura quer mínimas quer máximas bem como o aumento do índice ultravioleta, nos próximos dias é importante que se tomem alguns cuidados de prevenção e protecção, com particular atenção e vigilância aos grupos populacionais mais vulneráveis como sejam o caso de crianças, idosos ou pessoas portadoras de patologias crónicas.

Tendo em conta as indicações das autoridades de saúde do Alentejo é importante que se tomem algumas medidas simples, por exemplo moderar a exposição directa ao sol entre as 11 e as 16 horas, proteger-se da radiação ultravioleta, com utilização de roupa solta e clara, óculos com protecção e chapéu de abas largas.

Deve também moderar-se as actividades ao ar livre que exijam esforços físicos, especialmente desportivas e de laser, deve aumentar-se a ingestão de água ou sumos de fruta naturais sem adição de açúcar ah…e utilizar se necessário protetor solar com fator igual ou superior a 30.

É igualmente importante estar atento aos idosos que vivem sozinhos, quer eles sejam nossos familiares ou simplesmente nossos vizinhos, devemos igualmente evitar a exposição solar de crianças com menos de seis meses e evitar a exposição direta ao sol de crianças com menos de três.

Quem tem de trabalhar no exterior deve proteger-se com vestuário adequado, fazer boa hidratação e pausas de trabalho moderadas. Para quem é portador de doenças crónicas em caso de dúvida deve aconselhar-se com o seu médico assistente.